Etiquetas

terça-feira, 6 de outubro de 2015

TEMPO DE REFLEXÃO

Terminada que foi a campanha eleitoral para as legislativas em Portugal seguiu-se, durante o dia de sábado, aquele período a que se convencionou chamar «de reflexão» durante o qual a Comissão Nacional de Eleições (CNE) proíbe qualquer actividade de propaganda eleitoral. Isto acontece em teoria porque na prática, os cartazes permanecem a dois passos das mesas eleitorais e os comentários e opiniões circulam nas redes sociais. Por isso, considero que os dias que se seguem às eleições são, isso sim, um período de reflexão. É nesta altura, perante os resultados obtidos pelos partidos políticos, que se impõe uma reflexão consciente e profunda dos mesmos.
Mais do que o comum dos portugueses, deveriam os partidos reflectir nas razões que levaram a um aumento da percentagem da abstenção. Estarão os portugueses desencantados com o sistema político e descrentes na capacidade dos partidos para resolver os problemas que afectam o país? Terá sido o mau tempo que afastou os eleitores das mesas eleitorais? Será que os discursos dos líderes foram pouco convincentes? Que estranha razão terá levado os eleitores a darem mais votos à PAF do que ao PS apesar das medidas de austeridade…?
Todas essas questões têm resposta ou até várias respostas e seria bom que todos mas principalmente quem tem responsabilidades políticas reflectissem nas causas que levaram aos resultados destas eleições.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...