Etiquetas

sexta-feira, 25 de abril de 2014

LIBERDADE... A MINHA, A NOSSA E A DO OUTRO

A propósito da comemoração de uma data em que muito se fala em liberdade, aproveito o pretexto para escrever sobre esse bem tão precioso ao ser humano. A liberdade é um bem de tal modo fundamental que, quando um indivíduo comete qualquer tipo de crime, é punido com a restrição da sua liberdade.
Já muito se tem escrito sobre a importância da liberdade ao nível social mas aqui, vou referir-me a ela a um nível mais restrito, isto é, ao nível familiar. Considero que a liberdade começa em nós próprios e só depois poderá ser convenientemente exercida no ambiente familiar e social.
Na época atual, marcada por uma forte crise económica (e não só), vivem-se momentos de incerteza e insegurança que nos levam a restringir a liberdade dos nossos familiares mais próximos impedindo-os de fazer o que pretendem. É óbvio que ninguém quer o mal daqueles que ama e esta atitude só se compreende pela vontade de os proteger. Contudo, condescendemos frequentemente em relação à liberdade dos nossos filhos mas, no que toca à liberdade do companheiro de vida, o caso muda de figura… É natural, quando se ama, que surjam momentos de insegurança relacionados com o medo de perder o que origina, muitas vezes, uma atitude controladora, possessiva e intransigente em relação ao outro. Porém, convém não esquecer que ninguém é de ninguém e, se alguém está ao nosso lado, é porque decidiu ficar sabendo que tem a opção de partir…
Tal como conta uma vela lenda dos índios Sioux, Clique aqui “Se estiverem amarrados um ao outro, ainda que por amor, não só viverão arrastando-se como também, cedo ou tarde, começarão a magoar-se um ao outro.
Se quiserem que o amor perdure, voem juntos, mas jamais amarrados. Liberte a pessoa que ama para que ela possa voar com as próprias asas.”

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...