Etiquetas

quinta-feira, 11 de julho de 2019

VANTAGENS E INCONVENIENTES


Viver numa cidade pequena tem inúmeras vantagens mas também alguns inconvenientes que convém não esquecer. Nascido no coração da cidade do Porto onde vivi alguns anos, não podia deixar de gostar desta cidade da qual guardo muitas saudades. Gostava da agitação do corre-corre dos dias, da estranha sensação de estar sozinho rodeado de tanta gente, de passear sozinho nos jardins em pleno centro e ter à disposição todos os cinemas sempre que queria.
Um belo dia, mudei-me para a periferia de uma cidade vizinha do  Porto e aí pude constatar as vantagens e inconvenientes de habitar numa cidade pequena. Apesar dessa mudança ainda posso ver o mar sempre que quero, as inúmeras praias e aquela sensação de liberdade trazida pelo vento… Estas e outras sensações foram-me queridas até ao dia em que o calendário se lembrou de assinalar um feriado nacional ou municipal. Obviamente a cidade parou, as ruas ficaram desertas, as lojas fecharam-se e o silêncio tomou conta de cada recanto. Passada a primeira reacção de surpresa e alguma indignação assaltou-me o pensamento, e se for preciso de algum serviço de saúde?
Tudo acaba por se resolver apesar do feriado. Viver numa cidade pequena não quer dizer que se viva uma vida menor. Aprendi a gostar da calma e do silêncio que se experimenta nos arredores. Além disso, sempre posso ver o mar quando quero… Com o tempo  aprendi a dar mais valor à saúde, à paz, ao amor e à lentidão do tempo, o bem mais precioso que se pode ambicionar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...