Etiquetas

sábado, 8 de julho de 2017

O SEGREDO

Homem de parcas palavras, fui “fadado” mais para ouvir do que para falar. Este sou eu, tal como consigo definir-me.
Deixem-me ir avisando que não se nasce assim, é a vida que nos faz. Confesso que com uma pequena ajuda da genética.
Não sei se já era, mas acho que me tonei, com o tempo, num bom ouvinte. Para divulgar as minhas ideias, basta-me um papel e lápis.
Bem, isto é maneira de falar…
Como disse Epiteto, possuímos dois ouvidos e uma só boca para que possamos ouvir mais do que falámos por isso nada faço que contrarie a minha apetência de escutar. Ensinou-me a vida que não basta ter a capacidade de compreensão para ser um bom ouvinte. É preciso ser capaz de ver o mundo através dos olhos do nosso interlocutor. Gostar de ouvir e colocar-se no lugar do outro, o que permite ver com mais atenção o problema dos outros. Ao mesmo tempo, consegue-se uma maior tolerância ao ambiente que nos cerca.
Pode dizer-se que é este o segredo, se é que existe algum segredo, para se ser um bom ouvinte.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...