Etiquetas

quarta-feira, 31 de maio de 2017

AFINAL, DE QUEM É A CULPA?

Esta mania de não assumir a culpa não é um exclusivo do povo português, contudo este povo goza dessa fama perante o mundo. Dizem que este povo tem a estranha mania de não assumir a culpa, seja do que for. Não há dúvida que se trata de uma maneira de ser no mínimo estranha!
Com efeito, somos um povo especial, muito diferente dos outros povos latinos. Somos um povo melancólico, até certo ponto contraditório, que se distingue dos outros povos, apesar do sangue latino que nos corre nas veias. Começando pela tolerância, apanágio do português daí ser apelidado de povo de brandos costumes, não parava de lhe tecer elogios. Mas no que diz respeito a carregar com a culpa, o português nunca assume a parte que lhe cabe nessa responsabilidade. As coisas acontecem por que é esse o seu destino, são fruto de um DESTINO contra o qual nada se pode fazer. Tudo que acontece é fruto desse destino cruel e fatídico.
Ao português é que não cabe a culpa seja do que quer que aconteça. Se o país está como está, a culpa é dos maus políticos que temos. No que respeita ao futebol, se perdemos, a culpa é dos árbitros que não sabem o que estão a fazer. Se os nossos filhos ou netos reprovam, a culpa é da professora que não sabe ensinar. Se o médico não acerta no diagnóstico, a culpa é do médico que é incompetente e por aí fora…
Como povo latino, o português já demonstrou a capacidade de realizar grandes coisas como o comprova a história, não ignorando que somos um povo especial.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...