Etiquetas

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

PARECE QUE O VÍCIO COMEÇOU NO PARAÍSO

Arranjar desculpas para tudo e mais alguma coisa é algo intrínseco ao ser humano. Parece que a coisa começou logo no Paraíso (não confundir com Portugal…). A Eva deu-lhe na gana comer o fruto proibido com a desculpa de ter sido tentada pela serpente (ainda hoje isso acontece). Por sua vez, o Adão, regala-se com o fruto proibido da “esposa” e acusa-a da tentação (isso também ainda acontece, mas não com a esposa…).
O hábito de arranjar desculpas seja para o que for está de tal modo enraizado no ser humano que recorremos a ele diariamente. De forma consciente ou inconsciente, arranjamos desculpas para tudo. Umas vezes para nos protegermos do medo de falhar, outras porque não nos apetece e outras, porque sim…
Inventamos desculpas para todos os gostos e ocasiões! Para não fazer algo, para ocultar os nossos erros, limitações ou fraquezas, para não aceitar um convite, para acabar uma relação sem sentimento de culpa… E quanta vezes nem era preciso inventar desculpas, bastava cingir-se aos factos, mas o hábito fala mais alto… A este propósito sempre me vem à memória a reacção de uma amiga, conhecida pela sua assertividade. Perante o fim de uma relação, dizia ela:
- Para quê tantas desculpas? Bastava dizer adeus…!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...