Etiquetas

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

DIA DE REIS

Hoje é Dia de Reis, o dia em que se celebra a chegada dos reis magos ao “presépio” onde Jesus nasceu fazendo-Lhe oferta dos presentes que com eles transportavam. Por isso, a exemplo do que acontece na nossa vizinha Espanha, sou um acérrimo defensor da entrega dos presentes neste dia. Faz todo o sentido a escolha deste dia, a exemplo do que fizeram os reis magos, presentear principalmente as crianças.
De acordo com a tradição católica, o dia 6 de Janeiro é também o dia de desmontar a Árvore de Natal e o presépio. É o dia de guardar a iluminação, os enfeites, as bolas, as fitas, a estrela... Este ano até que não deu tanto trabalho montar a Árvore de Natal porque optámos por uma mais simples, mas o trabalho de desmontá-la acaba por ser o mesmo. A esta tarefa associa-se a nostalgia que sempre acompanha o fim do que foi bom…
Espero que o acto de guardar a árvore na caixa não seja simbólico… isto é, que o “espírito de natal” não fique ausente das nossas vidas (guardado na caixa da indiferença) até que volte a ser Natal…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...