Etiquetas

sexta-feira, 11 de outubro de 2019

JURO QUE NÃO VOU CHORAR

Desde pequeno que me acostumei ao facto de os adultos darem ordens e as crianças serem obrigadas a obedecer. Qualquer que fosse a ordem, se não fosse acatada, lá vinha o habitual bofetão ou um par de açoites. Era essa a lei então em vigor e ninguém se atrevia a pô-la em causa. Antigamente ainda não se conheciam “os direitos da criança”. Apesar do respeito ser imposto pelo medo, esta não foi a causa da morte de qualquer dos meus progenitores nem traumatizou a criança que fui e, quando aplicado na hora certa não deixou marcas no corpo nem na alma.
Note-se que não sou apologista dos castigos corporais embora lhe reconheça algum valor em certas ocasiões… é que não conheço nenhum discurso pedagógico que seja mais eficaz em determinadas situações. Contudo, nem toda a porrada conseguiu alterar as minhas ideias. Nessas ocasiões, cerrava os dentes e pensava: “rais” me parta se vou chorar.  Com este pensamento arranjava forças para aguentar estes e outros açoites sem verter lágrimas. Atualmente era impensável aplicar este tipo de “educação”.
Depois de atingir a idade adulta, é a vida que se encarrega de dar porrada. Já levei muita e talvez ainda vá levar mais mas, graças à minha persistência, consigo sempre erguer-me com esta frase no pensamento: raios me partam se vou chorar…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...