Etiquetas

quarta-feira, 16 de outubro de 2019

A FLOR QUE NÃO SE CHEIRA


Há conversas que se escutam involuntariamente, principalmente quando o silêncio se instala no café à nossa mesa. Numa outra mesa, alguém comentava acerca do actual PM: “Ele promete que vai repor as reformas, promete baixar o IRS, promete baixar o recibo da luz, promete… promete... A mim nunca me enganou, ele não é flor que se cheire”. Sorri em jeito de concordância e não para lhe imitar o sorriso.
Efectivamente não sei onde vai desencantar o dinheiro necessário para cumprir tantas promessas. Lá se é ou não flor que se cheire, também não sei. Nunca estive tão perto para me aperceber do odor que ele exala. Quanto a ser uma flor, também não me parece uma comparação muito adequada…
Estou convencido que quem falou assim desconhecia por completo a origem desta expressão. Penso que teve origem numa flor originária da Somália que tem tanto de bela como de mal cheirosa. Quando floresce, exala um cheiro pestilento a putrefacção daí ser designada também de “flor cadáver”.
A expressão “não é flor que se cheire” devia ser usada apenas para designar uma pessoa pouco recomendável, que não merece a nossa confiança.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...