Etiquetas

quinta-feira, 11 de abril de 2019

DORMIR POUCO E MAL


Para quem já ia a dormir antes mesmo de pousar a cabeça no travesseiro, parece irónico falar em insónia. O cenário era este e foi assim durante muitos anos mas, depois de passar muitas noites sem dormir, a realidade passou a ser outra. Passam-se longas horas antes de, vencido pelo cansaço, adormecer.
Claro que já experimentei diversas técnicas para adormecer mas, confesso, nenhuma resultou. Falha minha, poderia pensar-se mas, de acordo com o que dizem proeminentes cientistas, de nada serve contar carneirinhos.
Desde pequeno que ouço defender o recurso de contar carneiros para ajudar a conciliar o sono, vai daí, experimentei. A “tarefa” revelou-se monótona além de fastidiosa, facto que leva muita gente a dormir porém, fruto da minha experiência, confesso que não resultou, motivo pelo qual a abandonei. Também não sei porque se contam carneiros em vez de outro animal qualquer da nossa preferência…
Há quem relacione esta técnica com a monótona tarefa dos pastores da antiga Bretanha obrigados a contar o gado pelo menos, duas vezes por dia. Parece-me uma possível explicação mas sobre isso não me pronuncio.
Por outro lado, a contagem dos carneiros virtuais mantém o cérebro num estado de alerta que leva o organismo a produzir, entre outros, o cortisol, hormona responsável pelo despertar… Esta, foi a principal razão que levou ao abandono dessa estranha mezinha da contagem de carneiros.
Revelou-se mais eficaz imaginar um cenário relaxante, uma boa massagem (para quem gosta), mergulhar num banho morno ou outra coisa qualquer, desde que seja do agrado de quem pretende adormecer.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...