Etiquetas

sexta-feira, 26 de abril de 2019

O BAIRRISMO


O bairrismo que muitos pensam morto (e enterrado) afinal ainda mexe, encontra-se latente um pouco em cada um, pronto a saltar para a ribalta ao mínimo pretexto. Confundido muitas vezes com regionalização, tratam-se enfim de conceitos completamente diferentes. Enquanto que a regionalização visa “retalhar” o país em diferentes regiões, o bairrismo visa apenas defender o próprio bairro (rua, cidade ou clube) sendo mais evidente no futebol embora esteja presente noutras situações…
No momento actual em que muito se fala em bairrismo é pertinente que se comparem os dois conceitos. Enquanto o tal apego excessivo ao próprio bairro (daí o nome) se verifica em diferentes campos, a regionalização não encontra consenso entre deputados e humildes cidadãos. É neste ponto que surgem as maiores discrepâncias entre conceitos. Nem sempre é fácil separar uma coisa da outra daí a falta de entendimento quanto à divisão do país em regiões.
Enquanto não se conseguir separar os dois conceitos, os responsáveis nunca se vão entender. É lamentável que se confundam ao ponto daqueles a quem cabe a maior responsabilidade revelem muitas vezes uma grande estreiteza de visão aliada a uma fraca perspectiva regional e, o que é mais grave, permitindo que se sobreponham aos interesses populares os interesses pessoais.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...