Etiquetas

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

CLOUD ATLAS

Contra o que é habitual, comecei a leitura do livro antes de ver o filme. Neste caso, talvez tivesse sido preferível o contrário. Este não é um livro de fácil leitura pelo elevado número de personagens e pelos frequentes «saltos» no tempo. A sua leitura requer um leitor atento tendo em vista compreender e apreciar a história e que consiga aceitar a premissa da reencarnação… é que as várias personagens são afinal sempre as mesmas, mas em diferentes encarnações.
A história desenrola-se através do espaço (vários locais) e do tempo, durante um período de 500 anos, entre 1849 e 2321. As personagens encontram-se, separam-se e voltam a reunir-se em vários ciclos de nascimento e morte… A ideia central da obra é demonstrar que todas as nossas ações e escolhas passadas, presentes e futuras se irão replicando através dos séculos…
Contar, por escrito, esta história ou melhor, as várias histórias interligadas não foi tarefa fácil mas David Mitchel, conseguiu fazê-lo magistralmente num estilo de escrita muito parecida com o meu… por isso me está a dar imenso prazer a leitura do livro.

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...