Etiquetas

quinta-feira, 5 de abril de 2012

A MENTIRA

Quem, em algum momento de sua vida, ainda não disse uma mentira? Não, não vou aqui definir “mentira”. Quem estiver interessado pode encontrar várias definições na net, com as quais não concordo inteiramente. Tenho a minha própria definição mas também não espero que concordem comigo.
Também não vou aqui fazer a apologia da mentira. Seja qual for o motivo ou o tipo de mentira, é sempre de evitar fazer uso dela.
Existem de facto, vários tipos de mentira:
Mentira piedosa que visa poupar sofrimento a quem é alvo dela. Com este tipo de mentira tentámos poupar a dor de uma verdade talvez insuportável;
Mentira social que decorre da necessidade de atender às diversas convenções sociais. Um bom exemplo é aquela pergunta que fazemos diariamente: “Tudo bem?”.E obtemos por resposta uma outra mentira: “Sim tudo bem, obrigado”. Nem sempre estamos realmente interessados na saúde ou bem-estar da pessoa a quem fazemos a pergunta…e nem sempre está tudo bem com essa pessoa mas seria desconcertante fazer-nos um rol dos seus problemas…
Mentira venenosa é como o nome o diz, a mais perigosa e perniciosa de todas as mentiras. Visa, muitas vezes destruir a reputação da pessoa alvo.
Mentira desonesta, enganadora, trapaceira que nos leva ao embuste... A que mais detesto, a que mais magoa…
Mentira divertida… inofensiva, brincalhona, que logo se desfaz. É o caso das mentiras do primeiro dia de Abril ou das mentirinhas infantis que fazem rir…
“A mentira tem perna curta”, dizem. Mais tarde ou mais cedo acaba por ser alcançada pela verdade. Basta uma leve contradição, uma expressão do rosto, um desvio no olhar e, no meu caso, um certo pressentimento – chamemos-lhe sexto sentido…
Seja qual for a mentira, sempre nos faz sentir manipulados, enganados…
Difícil aceitar uma mentira vinda ela seja de quem for mas pior ainda quando provém daqueles a quem dedicamos uma profunda amizade…
Há dias assim, em que a descoberta da verdade é pior do que o engano da mentira que diariamente dizemos a nós próprios…
Não há pior mentiroso do que aquele que mente a si mesmo...

2 comentários:

  1. Por muito que se conheça uma pessoa acho que nunca conhecemos a sua verdadeira história...e isto por vezes leva-nos à decepção...mas essa pessoa que nos faz agora chorar também já nos fez sorrir! Bj

    ResponderEliminar
  2. Belo post sobre a mentira....e como de facto tem perna curta, defendo sempre a verdade,independentemente das consequências... posso dizer que não aceito nada bem uma pessoa mentirosa..!!!beijinhos - Ester Maria

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...