Etiquetas

sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

OS DIAS DA SEMANA


Com a minha mania de arranjar uma explicação lógica para cada coisa, deu-me para pensar na origem do nome dos dias da semana. A cidade de Braga reivindica para si o mérito da autoria do nome dos dias em português. Realmente o nome dos dias varia bastante de idioma para idioma!
De uma maneira geral, os dias tomam o nome do deus que lhe deu origem. Foi São Martinho, bispo de Braga, que no intuito de uniformizar e essencialmente sobrepor a fé cristã ao paganismo romano, deu o nome aos dias da semana que passaram a ser dedicados às festas litúrgicas.
A partir do Concílio de Braga decidiu-se que os dias da semana deviam ter os seguintes nomes latinos: Dominica dies, Feria Secunda, Feria Tertia, Feria Quarta, Feria Quinta, Feria Sexta, Sabbatum. Note-se que em latim, Feria significava Festa que com o tempo evoluiu para Feira, ou seja, dia de mercado.
Deste modo, o nome dos dias evoluíram para a nomenclatura atual: Domingo, Segunda-feira, Terça-feira, Quarta-feira, Quinta-feira, Sexta-feira, Sábado, o que não revela grande originalidade mas explica e justifica a nomenclatura adotada e a pretensão desta cidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...