Etiquetas

terça-feira, 31 de dezembro de 2019

A NOITE DO RÉVEILLON


Acabados de sair da quadra do natalícia, é tempo de acordar para um novo ano e adormecer tudo o que de mal sucedeu no passado ficando só as boas para recordar. O termo réveillon, nem sequer é português, deriva do verbo francês réveiller, que significa “acordar”, despertar para outro ano que agora começa.
Inexoravelmente o dia 31 de Dezembro chegará ao fim e traz com ele o Ano Novo ou Ano Bom. Neste dia começa um novo ano civil e outro termina para lhe dar a vez. Nesta noite as pessoas bebem champanhe e ficam acordadas até mais tarde esperando pela hora da passagem de um ano para o outro.
As tradições foram importadas na sua maioria, a começar pelo nome da festa que surgiu no século XVII com um significado completamente diferente. Naquele tempo, o termo designava qualquer evento entre os nobres franceses. Esses excessos gastronómicos, ocorridos ao longo do ano, com o correr do tempo acabaram por ser mais frequentes no final do ano. Também alguns detalhes foram incluídos enriquecendo o jantar da passagem de ano.  
Hoje o termo Réveillon virou moda e, como não podia ser, o nosso país não foi excepção. Em certas culturas, o evento é comemorado de maneiras diferentes, mas sobretudo nesta data.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...