Etiquetas

segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

O CAGÃO CÁ DE CASA


Desconhecia até ao dia em que esse estranho personagem me entrou pela porta dentro… nada mais, nada menos, do que “o cagão”!
Pois é, agora tenho cá em casa “o cagão” vindo de uma outra quadra natalícia e por cá ficou até que chegue mais um dia de Natal.
Devo esclarecer que o cagão é apenas um boneco que se encontra presente em quase todos os presépios da Catalunha (El Caganer) tradição que remonta ao século XVII. Este boneco, coloca-se no presépio próximo da cena representativa do nascimento de Jesus Cristo sem qualquer intenção de ofender a crença cristã.
O termo, muito presente no meu vocabulário não só por gosto pessoal mas devido ao grande número de indivíduos a quem o termo assenta que nem uma luva. Até ao dia em que cá entrou, este termo aplicava-se apenas a um indivíduo medroso, isto é, um indivíduo que se arma aos cágados, que gosta de parecer o que não é porém, em qualquer contexto, o termo tinha um sentido altamente pejorativo. Em bom português, referia-se a um indivíduo com a mania do “caganço”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...