Etiquetas

segunda-feira, 25 de maio de 2020

ECONOMIA OU SAÚDE?


Saúde publica e economia parecem incompatíveis na sociedade actual tal como ela está estruturada. É óbvio que privilegiar a saúde vai gerar inúmeros e enormes problemas sociais e económicos de difícil resolução. Por outro lado, ao privilegiar a economia, salvam-se muitos empregos e consequente a sobrevivência do comércio e da indústria. Era impensável o contrário.
Com o devido respeito pelo confinamento, o PM apareceu na TV a incitar as visitas ao pequeno comércio desde que com acesso directo à rua… preconizando um alívio das normas de saúde e realçando a importância da abertura gradual dos outros sectores. Perante este comportamento, impõe-se uma pergunta: Como defender a economia em detrimento da saúde da população?
Quando alguns líderes políticos mundiais, advertem para os efeitos negativos da política de saúde pública face à economia só há uma conclusão a tirar, a economia continua a ter um papel muito importante na sociedade atual. Como justificação desta atitude, alguns políticos declaram não ser possível, nem sustentável, relegar o lado económico o que seria mais desastroso do que a livre disseminação do novo corona vírus.
Com o tempo quente que assola todo o país, verifica-se que muita gente ainda acha que o distanciamento social provoca mais prejuízos do que qualquer outra medida que se tome em favor da saúde pública… Tais atitudes fazem com que se acredite que existe um dilema entre saúde e a economia, como se fosse possível optar entre uma e outra…!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...