As escolas de
diferentes níveis etários pertencentes a uma determinada região agrupam-se nos
chamados Agrupamentos enquanto os respectivos
professores tentam impingir, sem grande sucesso, meia dúzia de conceitos a alguns
alunos minimamente interessados e a outros tantos sem grande capacidade ou
condições físicas e familiares para os entender. É tempo de abandonar a escola dita
inclusiva e pensar mais numa escola selectiva como acontece já nalguns países que
experimentam outro género de ensino baseando nas correntes pedagógicas já
nossas conhecidas mas sobretudo em Erasmus. Tais escolas visam preparar as suas
crianças para se tornarem no futuro "cidadãos do mundo". Esses
sistemas de ensino assentam na compreensão e na abertura da mente a diferentes
culturas. Claro que para alcançar estes objectivos é necessária também uma mudança
radical dos programas dando especial relevo a matérias como Aritmética, Leitura,
Cidadania, Computação, Línguas e o resto do tempo dedicado à brincadeira…
Com o sistema ensino
que vigora nas nossas escolas que tipo de competências se desenvolvem na
juventude escolar?
Está na hora de mudar.
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