Etiquetas

segunda-feira, 8 de junho de 2020

VANTAGENS E DESVANTAGENS DA LEITURA


Apesar da fama que me rodeia, os livros acumulam-se ali ao lado, sobre a mesa de cabeceira. Não deixa de ser estranho que os livros se acumulem à cabeceira de um autodenominado devorador de livros.
Embora já seja um cliché, volto a dizer que um livro é uma janela aberta para o mundo e a leitura é um hábito que deve manter pela ajuda que presta em descobrir quem somos e para onde vamos.
A realidade é que somos um povo de poucas leituras e isso vê-se através do pó que se deposita sobre os livros que se acumulam nos escaparates das livrarias. Não serve como desculpa motivos puramente financeiros, na verdade o português lê pouco mas por falta de tempo, gosto e disposição. Como tantos outros, a leitura é um ato solitário e exige alguma solidão que se prolonga quanto tempo for preciso.
De facto, cada livro é um conjunto de saberes encerrados em cada folha, está repleto de vivências que se absorvem inconscientemente e que mais tarde e se vêm a refletir através da escrita e da oralidade. São inúmeras as vantagens que o hábito de ler acarreta ao nível mental, “o nosso cérebro colabora, arrumando ideias, relacionando conceitos e provocando opiniões.”

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...