Etiquetas

domingo, 2 de maio de 2021

MÃE HÁ SÓ UMA

Pai pode ser mais que um mas mãe, há só uma. Só uma “carregou” no ventre durante meses o filho muito ou pouco desejado… Já lá diz a tradição que mãe é aquela que deu à luz com dor, sofrimento e alguma alegria de, quanto mais não seja, ver-se livre daquele ser estranho que carregou tanto tempo…

Não interessa se foi ou não uma boa mãe mas, em qualquer das hipóteses, ninguém esquece essa figura feminina que possibilitou ser quem és e que permanece sempre no imaginário de cada um. É ela que nos socorre nos momentos mais críticos, quem nos tapa as costas antes de adormecer, quem finge não perceber as horas tardias a que chegas a casa ou o nosso mau humor,…
Na verdade o pai está geralmente presente mas permanece em segundo plano, embora mais ou menos ocupado parece ausente mas está lá e quando os afazeres não o permitem, há sempre o recurso… o Pai Natal. Esse existe quer se acredite ou não, nem que seja num cantinho escondido do coração.
Pelo contrário a mãe existe sempre mesmo quando não está presente. Pode ignorar-se quem é o pai mas a mãe, essa “sabe-se” sempre quem é mesmo naquela idade em as dúvidas que surgem são mais que as certezas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...