Se pensava
que ia encontrar aqui a listagem das boas e das seguradoras menos boas,
desengane-se. Em geral, as companhias de seguros gozam de má reputação junto da
população em geral que é obrigada a recorrer aos seus serviços (seguro
automóvel e seguro da casa no caso de crédito bancário). Esta má reputação
resulta invariavelmente de más experiências aquando de algum sinistro ou outra
ocorrência.
Pessoalmente
já tenho tido algumas más experiências com diferentes companhias de seguros
relativamente à morosidade de resolução e à complicação burocrática que envolve.
A minha última má experiência foi com o seguro de viagem quando pretendi
deslocar-me à Madeira como aqui referi bem como o motivo que me impediu de
concretizar essa viagem. Tendo feito um seguro no momento da compra dos
bilhetes de avião, o seguro foi accionado alguns dias após o impedimento. Depois da exigência de comprovativos e outros documentos, só dia 15 deste mês foi
depositado na minha conta bancária a módica quantia de 173,60 €. Atente-se que
a viagem estava agendada para o dia 19 de Novembro…. Foram precisos quase dois
meses e muita papelada para pagar uns míseros 173,60 euros…!
A Lei
prevê que, após a comunicação do sinistro ou impedimento, a indemnização deve
ser paga 30 dias após a satisfação de todos os comprovativos exigidos pela
seguradora. Ora a estratégia a que as seguradoras recorrem é a exigência de
vários comprovativos e outros documentos de forma faseada conseguindo assim alargar
este período exigido por lei. Não se pense que esta estratégia é exclusiva da companhia
de seguros Allianz, ela é usada pela maioria das seguradoras. Quem não teve
ainda necessidade de recorrer aos serviços de uma seguradora ficando sujeito a montes
de burocracia tendo como consequência a espera de meses e nalguns casos anos
para ser indemnizado?
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