Desde sempre considerei que
havia outras formas de inteligência que influenciavam a classificação embora
outros alunos da turma não compreendessem este critério.
A forma de avaliar “classificar”
está cada vez mais em consonância com os diferentes tipos de inteligência
revelados ao longo do período. No meio educacional, o conceito da inteligência tem
vindo a mudar, direi mesmo, tem evoluído ao longo do tempo. Muitas escolas e professores
já o integraram no processo ensino-aprendizagem. De uma forma empírica, cabe
aqui definir alguns tipos do que se considera “inteligência”. Por defeito
profissional, dei prioridade à inteligência lógico-matemática intimamente relacionado com o
raciocínio lógico-dedutivo, que tem muito a ver com a lógica em relação à
matemática e às ciências. Físicos, matemáticos e advogados são os profissionais
que mais usam este tipo de inteligência. Existem outros tipos de inteligência que devem ser
considerados como a inteligência espacial, habilidade de se aperceber das semelhanças e
relacioná-las e entre si. É um tipo de inteligência usado pelos arquitos,
navegadores aéreos e terrestres.
A inteligência
físico-cinestésica tem dado ao país muitos atores, atletas, dançarinos e cirurgiões.
A inteligência interpessoal muito usada em sala de aula, obriga à habilidade de
compreensão e empatia com os outros. É a inteligência comum a professores e
líderes,... A inteligência linguística revela-se na capacidade de desenvolver
pensamentos e transmiti-los em linguagem escrita ou falada e por fim, embora
muito importante, a Inteligência musical…
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