Etiquetas

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

O FADO

O termo “Fado” pode ter significados diferentes, geralmente diz-se “é este o meu fado” com o significado “é este o meu destino”. Outros relacionam o “fado” como uma força superior que controla todos os acontecimentos, designado popularmente como destino, fadário, sorte… Outros relacionam-no como sendo uma canção popular com origem em Lisboa que se expandiu a todo o país.

Não basta um xaile negro, uma guitarra, uma voz e muito sentimento para se gostar de “fado” ou não. Foi o que aconteceu comigo. Nem sempre gostei de ouvir esse género de música que relacionava com um estilo de música popularucha. Diz-se que o ouvido também se educa mas nem todos têm o mesmo timbre de voz nem a mesma interpretação nem a mesma reputação alcançada por Amália Rodrigues que divulgou Portugal e o Fado classificado pela UNESCO como Património da Humanidade.

O célebre quadro do pintor José Malhoa intitulado “O Fado” retrata brilhantemente este género de musica. Uma observação mais atenta, do quadro consegue-se ver como o pintor captou todo o sentimento, os desgostos, a saudade de alguém que partiu, o quotidiano e as conquistas… Afinal, os encontros e desencontros da vida. A mais carismática das fadistas cuja imagem de marca se deve à interpretação, voz e divulgação de inúmeros poetas portugueses que foi  Amália Rodrigues, com o clássico vestido preto e o imprescindível xaile.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...