Etiquetas

sexta-feira, 6 de junho de 2014

QUALQUER UM PODE FICAR ZANGADO

Há dias em que a gente já se levanta (ou deita) zangado com a vida simplesmente porque algo não correu de acordo com o que havíamos previsto. Outras vezes, a nossa zanga é dirigida contra alguém em concreto simplesmente porque não correspondeu às nossas expectativas ou porque ultrapassou determinados limites por nós estabelecidos mas que o desgraçado desconhece… Na origem de uma zanga podem estar motivos muito válidos e pertinentes mas também podem ser perfeitamente fúteis e que em nada a justificavam nem que alguém seja o alvo contra a qual a dirigimos… Tal como dizia Aristóteles, “Qualquer um pode ficar zangado - isso é fácil. Mas zangar-se com a pessoa certa, na intensidade correta, no momento adequado, pelos motivos justos e da maneira mais apropriada - isso não é fácil.”
Não sou de opinião que se interiorize a zanga, isso faz com que se acumule um sentimento de frustração que mais tarde ou mais cedo acaba por ter consequências a nível do sistema nervoso. Por outro lado, a sua exteriorização descontrolada conduz a situações de exagero a nível verbal e em casos extremos, mesmo a nível físico. Para evitar tais situações, é preciso tentar perceber qual o motivo da zanga, analisar cuidadosamente se de facto houve algo que nos irritou ou se é apenas fruto das nossas emoções.
Mas se há dias em que se consegue distinguir o verdadeiro motivo de uma zanga e reagir da forma mais racional, outros, nem por isso…
Há dias assim. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...