Etiquetas

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

ESCAPADINHA AO SOAJO - GERÊS

Esta é uma sugestão para um fim de semana diferente podendo optar por pernoitar de sábado para Domingo nas casas do Soajo ou, como nós fizemos, passear numa tarde de Domingo já que a viagem do Porto ao Soajo demora apenas cerca de 1h30.
Até chegar à bonita Vila do Soajo, desfrutam-se de belas paisagens ao longo do percurso através da Serra do Soajo e da Peneda.
Florestas de Carvalhos
O rio corre lá em baixo
E lá vai ele...
Pequenos aglomerados de casas pelos vales e encostas das serras
Além das estradas serem sinuosas e estreitas, há que contar com animais à solta
Bois pastam livremente e atravessam a estrada
Chegados à bonita Vila do Soajo
A Vila do Soajo, situada numa das vertentes da serra da Peneda, inserida no Parque Nacional da Peneda-Gerês é uma das mais típicas aldeias portuguesas. Esta Vila é famosa pelo vasto conjunto de espigueiros erigidos sobre uma enorme laje granítica, usada pelo povo como eira comunitária. É imperdoável não visitar este magnífico conjunto.
Espigueiros
De regresso, aproveite para visitar o Santuário da Peneda, construído em honra da Senhora das Neves. Este Santuário que faz lembrar o do Bom de Jesus do Monte em Braga, destaca-se pela lindíssima paisagística envolvente.
Santuário da Peneda
Infelizmente não nos foi possível chegar até lá devido a um acidente que bloqueou a estrada. Fica para outra vez. Havemos de lá voltar porque vale mesmo a pena.

sábado, 5 de setembro de 2015

ANTES QUE BORRES A PINTURA...

Tudo o que tens de fazer
é melhor fazer agora.
Para ontem já vai tarde,
o amanhã ainda demora,
pode nem acontecer…

Lembra-te do que diz a Bíblia, (Eclesiastes 9.10):
“Tudo quanto te vier à mão para fazer
faze-lo  conforme as tuas forças,
porque no além para onde vais,
não há obra, nem projectos,
nem conhecimento, nem sabedoria alguma.”
E é para lá que tu vais…

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

EM QUE MOMENTO DEIXAMOS DE SER HUMANOS?

Hoje esta foto está profusamente divulgada em todas as redes sociais, jornais e TV e já arrefeceu a polémica gerada aquando da sua publicação. Quando pela primeira vez foi mostrada na TV gerou uma onda de indignação por uma parte, não sei se grande ou pequena, da população deste quintal à beira-mar… Argumentavam esses tantos que a divulgação de imagens como esta devia ser evitada a fim de não ferir sensibilidades mais susceptíveis. Se por um lado compreendo esta posição, trata-se de uma imagem violenta de grande impacto, sem dúvida, mas retrata uma realidade que não podemos, nem temos o direito de camuflar. Há também quem considere a publicação da foto como uma falta de respeito pela dignidade da criança! Falta de respeito pela dignidade desta e de todas as crianças que acorrem à Europa é não mexermos uma palha para criar condições de paz e prosperidade nos seus países de origem de forma a não terem necessidade de abandonarem a sua pátria em precárias condições e com risco de vida.
Ou será que teria mais sentido vermos as imagens de milhares e milhares de migrantes mortos só daqui a 70 anos como fizemos com o holocausto dos judeus na Alemanha Hitleriana?
Perante a imagem de milhares de mulheres, crianças e homens mortos em naufrágios ou encurralados em autênticos campos de concentração pergunto-me: em que momento deixámos cair a nossa humanidade e nos tornámos insensíveis ao sofrimento dos nossos semelhantes?

Cada vez se torna mais actual e pertinente o apelo do Papa Francisco para o “despertar das consciências” para combater a “globalização da indiferença”.

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

VERBORREIA

Em plena pré-campanha eleitoral é espectável que, os representantes dos diferentes partidos políticos, se esforcem para convencer o eleitorado através de uma incontida verborreia. Note-se que o recurso à palavra - verborreia – não se trata de uma mera confusão com a parónima, muito parecida mas que se refere ao produto expelido através de um orifício diferente do corpo humano embora o cheiro seja o mesmo…
Os discursos são quase sempre os mesmos com algumas variantes conforme se trate de partidos de esquerda ou mais à direita. Todos prometem aquilo que não têm a contar com o dinheiro dos nossos impostos ou dos subsídios comunitários.
Por mais habituado que se esteja a esta verborreia de políticos e comentadores a quem pagámos balúrdios para nos impingirem a sua opinião pessoal, não é possível deixar de sentir náuseas perante o chorrilho de velhas propostas restauradas como sendo as novas soluções para a crise económica e desemprego.
Até ao momento, esta verborreia resume-se a puros exercícios de retórica que se resumem à maledicência uns dos outros e à total ausência de propostas concretas que permitam de facto uma melhoria de vida dos cidadãos mais desprotegidos.
Enfim, no próximo dia 4 de Outubro seremos chamados a dar o nosso voto para eleger a Assembleia da República, vulgo Eleições Legislativas. Quando me pergunto em que partido votar, só me lembro que todos, mas mesmo todos os partidos, aprovaram a substituição do Tribunal de Contas pelo Tribunal Constitucional logo após aquele ter detectado irregularidades nas despesas relativas às mordomias dos políticos e juízes, tais como carros de serviço individuais, cartões de crédito, etc., etc. …!
Não me consigo esquecer que todos, mas mesmo todos os partidos políticos votaram contra a redução do número de deputados na AR…!
Como cidadão de um país endividado (para não dizer falido) que dispensa e despede funcionários públicos, mesmo admitindo que nalguns casos fossem excedentários ou desactualizados, não compreendo por que não seguir o mesmo critério começando por reduzir as centenas de deputados que, embora muito trabalhadores (lá por fora da AR) ao que se consta e ainda por cima, segundo dizem algumas vozes, tão mal pagos… coitados!

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

DESTINOS DE FÉRIAS - VILARINHO DAS FURNAS

A manhã de quinta-feira apresentou-se chuvosa envolvendo a paisagem em nevoeiro.
Apetecia ficar no aconchego da Pousada mas como se aproximava a hora de almoço, tomámos o rumo de Vieira do Minho onde se chega através de uma estrada com bom piso e largura razoável.
Depois de almoço e apesar do tempo, tomámos a estrada para Vilarinho das Furnas com passagem obrigatória pelo Santuário de São Bento da Porta Aberta. Sendo o segundo destino de peregrinação de Portugal depois de Fátima é normal encontrar uma enorme afluência de peregrinos nesta altura do ano motivo pelo qual não parámos e também por já conhecermos de visitas anteriores.
Por uma estrada sinuosa, estreita e por isso bastante perigosa, lá chegámos à barragem de Vilarinho das Furnas.
 Barragem de Vilarinho das Furnas

Albufeira da barragem
Devido ao nível da água na albufeira não foi possível ver as ruínas da aldeia submersa de Vilarinho das Furnas. Ficará para outra viagem.


terça-feira, 1 de setembro de 2015

DESTINOS DE FÉRIAS -CASCATA DO ARADO

Mais um amanhecer, o segundo, na pousada da Caniçada porque o dia de ontem foi dedicado ao convívio dos amigos de sempre que nos visitaram e com quem passámos o dia.
Chegada do casal Cardoso
Nesta manhã de quarta-feira, após um pequeno-almoço bufet bastante variado embora eu não vá além do café com leite e o pão com manteiga, revisitámos Vilar da Veiga mesmo ali em baixo junto às pontes. Almoçamos na antiga pensão, hoje hotel, onde passámos férias com os filhos ainda crianças em tempos menos abonados…
A ilhota quase em frente à pensão onde ficávamos hospedados quando os filhos eram crianças
A praia logo ali ao lado da ilhota que em tempo de seca é possível acessar a pé.
Depois do almoço, fomos até à Cascata do Arado. Apesar do mau estado da estrada é um percurso que recomendo conforme testemunham as fotos.
Na volta, impunha-se visitar a Vila do Gerês. Um breve passeio a pé com paragem no comércio local para comprar o bom mel do Gerês.
A água da cascata, pouco visível devido à vegetação e de difícil acesso, cai num lago de águas de um puro azul
Na volta, impunha-se uma visita à Vila do Gerês e foi o que fizemos. Um breve passeio a pé com paragem em vários estabelecimentos do comércio local para comprar o afamado mel do Gerês.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...