Etiquetas

quarta-feira, 6 de maio de 2015

APRENDER A AMAR

Ao contrário do que muita gente pensa, amar não é algo que já nasça com a gente. Quando muito, isso é gostar. Gosta-se ou não de uma pessoa e muitas vezes sem que se saiba muito bem porquê… Gostar é apenas um sentimento. Amar é algo mais complexo, direi mesmo muito raro, ao alcance apenas de uns poucos privilegiados. "A diferença entre “gostar”, “estar apaixonado” e “amar” é a mesma diferença entre “agora”, “por enquanto” e “para sempre”. (Neide)
Porque ninguém nasce ensinado e do mesmo modo que se torna necessária uma aprendizagem ao nível dos conhecimentos científicos, também amar exige uma aprendizagem feita através de um longo e por vezes doloroso percurso. A este propósito e porque se trata de uma sábia lição dada por Shakespeare, não resisti a partilhá-la:
Depois de algum tempo você aprende a diferença, a subtil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança.
E começa a aprender que beijos não são contratos  e presentes não são promessas.
E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando 
e você precisa perdoá-la por isso.
Descobre que só porque alguém não te ama do jeito que você quer, não significa que esse alguém não saiba amar, contudo, ama-o como pode, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso.
Por aqui se vê que habitualmente se chama amor a muitos outros sentimentos que raramente lhe correspondem.

terça-feira, 5 de maio de 2015

O CAGÃO

Há vocábulos que se usam frequentemente até com algum exagero sem que se tenha consciência disso. Um desses exageros era o uso e abuso do “pá” na época do PREC. Era utilizado no início, no meio e sempre a encerrar qualquer frase… Não será esse o meu caso mas também não estou isento de culpa… Um vocábulo muito ao meu gosto é o termo “cagão” que uso com um certo exagero, não por culpa minha mas pelo enorme número de indivíduos a quem o termo se aplica na perfeição… Não, não me refiro ao célebre boneco, geralmente de barro, que tradicionalmente se coloca nos presépios no Natal. Normalmente uso o termo “cagão” para rotular indivíduos medrosos, vaidosos, convencidos ou que gostam de armar aos cágados… Enfim, indivíduos que gostam de parecer o que não são... Em qualquer uma destas circunstâncias o termo é usado em sentido pejorativo. Em bom português e com um termo muito cá do norte, diria que se aplica lindamente a indivíduos com a mania do “caganço” (vernáculo de vaidoso) …

#4 VIAGEM AO MUNDO DA BIMBY EM SETE DIAS

4.º Dia
Depois de um interregno de 4 dias devido ao fim-de-semana prolongado com direito a almoço fora, reiniciei a viagem ao mundo da Bimby com uma nova receita. Desta vez optei por preparar peitos de frango pizzaiola.
Comentários:
Comecei por ralar queijo o que a Bimby faz rapidamente. De seguida preparei o molho e ao mesmo tempo cozi os peitos de frango. Depois de cozinhado, reguei os peitos de frango com o molho, dispus por cima o queijo ralado e levei ao forno. Enquanto estava no forno poderia ter cozido massa mas como ainda tinha arroz cozinhado aproveitei. Preparar os peitos de frango não teve nada de transcendente já que se pode contar com a ajuda da Bimby nos diferentes passos da confecção.

segunda-feira, 4 de maio de 2015

EM TEMPOS QUE JÁ LÁ VÃO

Em tempos que já lá vão, talvez há uns bons 30 anos, era eu muito prendado e bordava em ponto de cruz. Nesse tempo, a minha filha era ainda uma bebé, bordei para o quartinho dela um tapete que fazia pendant com os quadros e a colcha que a minha mulher pintou e costurou. O efeito geral resultou num quarto deveras original e muito mimoso. Depois desta experiência bordei um tapete para o hall que ainda hoje está a uso apesar de decrépito e colaborei no “enchimento” de uma carpete em ponto de Arraiolos… Agora este tapete irá talvez um dia passar a ser usado no quartinho da Rita. Rever este tapete há muito guardado à espera de melhores dias, fez-me lembrar com saudade o prazer que sentia ao combinar as cores no bordado. É um prazer talvez comparável ao que sentia ao pintar. Talvez um dia eu recupere o gosto e o prazer de bordar... Quem sabe?!

domingo, 3 de maio de 2015

DIA DA MÃE 2015

Quem dera que voltasses,
que eu voltasse a ser menino…
que pela mão me levasses
a cumprir o meu destino…

sexta-feira, 1 de maio de 2015

CONCORRÊNCIA (DES)LEAL

A propósito da minha última ementa alguém me dizia com muita graça que eu já era um sério concorrente à nossa saudosa Filipa Vacondeus… Achei graça e concordei que cozinho com o mesmo espírito da Velha Senhora. Em princípio, detesto que sobre comida mas, por outro lado, quando sobra faz-me pena que se estrague num mundo onde ainda há tanta gente com fome… Daí que tenha elaborado a ementa do empadão de carne aproveitando as sobras do rolo de carne… como faria Filipa Vacondeus.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...