Etiquetas

sexta-feira, 13 de março de 2015

TRISTEZAS NÃO PAGAM DÍVIDAS

É comum na psicologia actual catalogar as emoções em positivas e negativas. Grande número dos psicólogos consideram emoções positivas: a alegria, a felicidade, a euforia,… Como emoções negativas dão como exemplo a tristeza, raiva, ódio, cólera, ira, rancor, desespero, medo, luto,…
Diz o povo, sempre pronto a inventar um aforismo para cada situação que “tristezas não pagam dívidas”. Se é certo que não pagam dívidas, não é menos verdade que não é assim tão fácil bani-las do pensamento nem deixar de as sentir. De facto existem por esse mundo cibernético fora múltiplos e doutos conselhos para aceitar ou banir as emoções negativas. Tudo muito correcto, coerente e lógico. Mas pôr em prática essas teorias é outra questão. Pode fingir-se que resulta e que essas emoções foram sublimadas mas lá no fundo, continua tudo igual. Certo, certo, é que emoções negativas geram pensamentos negros, enquanto as positivas produzem pensamentos luminosos e a interpretação dos pensamentos geram emoções…
Em dias de pensamentos negros, cinzentos ou menos claros, convidativos ao isolamento, melhor será falar pouco e nada escrever. Por isso mesmo, hoje fico por aqui…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...